Alterações puérperas: como fica o corpo após a gravidez?

>

>

Alterações puérperas: como fica o corpo após a gravidez?

Alterações puérperas como fica o corpo após a gravidez Dra Priscila Celles

Saiba quanto tempo dura o puerpério e algumas doenças que podem surgir no período pós-parto para a plena recuperação da mulher.

A gravidez é um período em que a mulher passa por diversas transformações. Afinal, não vai nascer apenas uma criança, também nasce uma mãe.

E uma das dúvidas que surgem quando a gravidez vai chegando no fim é sobre o puerpério, o período após o parto, fundamental para a recuperação física, emocional e psíquica da mulher.

Este é um momento que requer muita atenção, cuidado e carinho, para entender as novas alterações do corpo e para evitar possíveis complicações.

O puerpério dura, em média, 42 dias, sendo dividido em três etapas:

  • Puerpério imediato: 1º ao 10º dia.
  • Puerpério tardio: 11º ao 42º dia.
  • Puerpério remoto: a partir do 43º dia.

Por ser um momento muito delicado, é de extrema importância fortalecer a rede de apoio da mulher, para ela se sentir acolhida, ouvida, com suporte emocional e físico para enfrentar essa nova fase.

O que muda no corpo após o parto?

No puerpério o corpo vai passar por uma nova revolução hormonal, para iniciar as alterações do corpo. Afinal, muito do que mudou para gerar o bebê vai voltar ao que era antes.

Este é um período delicado, pois as mudanças são intensas, há muito estresse e novidades. Por isso, é um assunto que precisamos conversar mais para desmistificar conceitos e oferecer um suporte real para as mães.

Cabelos, unhas, olhos e boca

As mudanças acontecem por todo o corpo! Durante a gravidez seu cabelo cresceu, estava mais brilhoso e volumoso. Mas após o parto você está com perda de cabelo?

Isso pode acontecer por diversos fatores, como baixa hormonal repentina, queda de ferro no organismo ou problema de tireoide. A tendência é que a queda diminua conforme o corpo vai voltando ao equilíbrio hormonal.

Já as unhas podem ficar mais quebradiças após o nascimento do bebê, especialmente se a mãe teve um parto difícil ou uma volta para a casa muito estressante.

As fragilidades que surgem na saúde bucal, devido ao aumento hormonal e queda de imunidade na gravidez, persistem no pós-parto até o reequilíbrio hormonal. Por isso, é fundamental reforçar a higienização.

Uma mudança boa é que todos os sintomas visuais sentidos durante a gravidez – como aumento de astigmatismo e miopia, olho seco, sensibilidade à luz, lacrimejamento – geralmente voltam ao normal após o parto.

Caso surja vista embaçada, pontos de luz, flashes ou “mosquinhas”, procure um médico ou pronto-atendimento. Se a queda capilar for muito intensa ou persistir por muito tempo, o cuidado médico também é necessário.

Seios, barriga, inchaço e memória

Os seios cresceram bastante durante a gravidez, ficaram doloridos e, infelizmente, isso vai aumentar nos primeiros dias após o parto, devido à “descida do leite”.

Sobre o caimento dos seios, uma das maiores preocupações das mulheres, a tendência é que eles retornem um pouco à forma anterior, mas as alterações são inevitáveis. Isso acontece porque o ligamento suspensor da mama distende devido às mudanças de tamanho e também pela amamentação.

Já na barriga, a tendência é que ela volte ao normal apenas nove meses após o parto. Lembre que esta foi umas das áreas do corpo que mais se modificou para acolher o bebê, então é normal que leve um bom tempo para se recuperar.

E fica o alerta: não use cinta pós-parto! Além de ela não funcionar para reduzir a barriga, ela prejudica o fortalecimento dos músculos abdominais. Ela só é recomendada para casos de distensão abdominal muito grande ou hérnia umbilical.

Muitas mulheres sentem que a memória e a atenção mudam durante a gravidez, ficam mais esquecidas e desatentas, algo mais perceptível no terceiro trimestre. Estes sintomas persistem durante o puerpério, especialmente nos primeiros dez dias, devido ao grande fluxo de novas informações e funções. Mas fique tranquila que sua memória vai voltando ao normal com o tempo.

Doenças puerperais

No período pós-parto, algumas doenças podem acometer a mãe e o bebê. Por isso, ter um acompanhamento obstétrico e ginecológico é fundamental para identificar problemas de saúde.

Os mais comuns são: anemia, diabete, pressão alta, infecção urinária, trombose, problemas de tireoide e infecções na mãe que podem ser transmitidas para o bebê.

Idealmente, a primeira consulta pós-parto deve ser feita perto dos dez dias após o nascimento. Nesta consulta, vai ser realizada uma avaliação e alguns exames. A segunda consulta fica perto dos 30 dias e depois é mais espaçada, sendo de duas a três vezes ao ano.

O acompanhamento médico também é muito importante para avaliar a amamentação e o estado emocional da mulher.

É muito comum o acometimento de depressão pós-parto, psicose pós-parto, disforia pós-parto e perturbações da ansiedade. Além desses, algumas mulheres apresentam sensação de estranheza e despersonalização.

Esses problemas são sérios e precisam ser acompanhados de perto, por profissionais competentes e pela rede de apoio da mãe.

O pós-parto é delicado, requer muita atenção e apoio para garantir a saúde da mulher e do bebê. Por isso, é tão importante falarmos sobre as alterações no corpo da mulher após a gravidez, pois também podem afetar a mente e autoestima.

E a atenção psicológica é essencial para uma vida plena, que aproveita o presente e projeta o futuro.

Mamãe, fale sobre os seus sentimentos, busque suas pessoas de confiança e, acima de tudo, acompanhamento obstétrico e psicológico.

Você busca obstetra ou estética íntima em Curitiba?

A saúde íntima está diretamente ligada à autoestima, e o autocuidado é um ato de amor-próprio.

Meu nome é Priscila Celles, sou médica formada pela UFPR, especialista em ginecologia, obstetrícia e colposcopia. Também tenho certificação em aplicação do laser em doenças vulvares, endocrinologia ginecológica, cirurgia vaginal e de rejuvenescimento íntimo e aperfeiçoamento em cirurgia íntima.

Se quiser conhecer meu trabalho, entre em contato com a clínica que terei o maior prazer em te atender.