Quando somos apenas meninas brincando com nossas amigas é comum criar cenários em que simulamos a vida adulta. Sonhamos com nossas profissões, se teremos uma família rodeada de filhos ou até mesmo de viajaremos o mundo.
Com o avanço da idade, a infância vai dando seus sinais de adeus e é nessa hora que a menarca vem a acontecer, ela se refere a primeira menstruação de uma mulher e acontece geralmente entre os 10 e 15 anos de idade. Esse é também o momento ideal para levar a menina pela primeira vez ao ginecologista e apresentá-la um novo mundo que está prestes a começar.
Essa primeira menstruação chega para marcar o amadurecimento do organismo sexualmente falando, é importante dizer que ele se refere a maturidade do corpo e não emocional, se sua menina menstruou aos 10 anos, ela ainda poderá continuar brincando como qualquer outra criança.
É nessa primeira fase que o corpo da mulher passa por diversas transformações provenientes do início da produção de hormônios sexuais pelos ovários. Acontece uma verdadeira integração entre comandos do cérebro e dos ovários na hora de liberar hormônios essenciais para o ciclo.
Ao chegar na idade fértil, a mulher irá se deparar com algumas características que poderão ajudá-la a monitorar seu ciclo. Alguns sinais de que ela está na fase ovulatória são: presença de muco vaginal, possível incômodo em um dos lados do abdômen, sensibilidade e dor nas mamas, aumento da libido e da energia para as atividades.
Nessa fase é importante realizar consultas regulares com um ginecologista. Afinal é comum que neste período a vida sexual se inicie e com ela a possibilidade de uma gestação, além do cuidado com doenças sexualmente transmissíveis.
Durante sua fase fértil a mulher pode vir a engravidar, para muitas, tornar-se mãe é um dos momentos mais aguardados da vida. A partir da fecundação, mais transformações irão acontecer e aquele corpo que antes carregava apenas um coração, irá se modificar por 9 meses gerando a vida de um novo ser.
Com a chegada da maturidade, mais transformações rondam o corpo de uma mulher, com a chegada da idade, a fase reprodutiva vai chegando ao seu fim e dando início a menopausa. Os ciclos se tornam cada vez mais irregulares até cessar por completo, o que acontece por volta dos 50 anos.
E quando nos damos conta, a senilidade já bate à porta. Nesta fase da vida podemos observar alguns desconfortos como atrofia da genitália, bexiga instável, perda óssea, diminuição da capacidade cognitiva e perda da libido. O que não significa que o bem-estar vai embora, pelo contrário, em todas as fases da vida de uma mulher é possível encontrar maneiras de aumentar sua qualidade de vida. Manter o acompanhamento médico adequado para cada momento é a chave para se manter bem.